Foto: Dayan Cavalcante Saldanha

Em reunião na sede do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia (Sebrae), em Porto Velho, nesta semana (5), o deputado estadual Ismael Crispim foi recepcionado pelo diretor superintendente do Sebrae, Daniel Pereira, que apresentou maiores detalhes do Movimento Rondônia pela Educação e o material produzido com apoio do Instituto Sicoob.

Daniel explicou que a Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero), a partir de uma observação de iniciativa similar em Santa Catarina, encabeçou as primeiras iniciativas em prol da idealização de uma junção de forças que visem a melhoria da qualidade do ensino no estado de Rondônia. Daí surgiu o Movimento Rondônia pela Educação, que combate a evasão escolar, luta pela melhoria dos índices oficiais da educação, em especial, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), entre tantos outros objetivos.

Sob o guarda-chuva do Movimento Rondônia pela Educação, surgiu o projeto Educação para o Futuro, idealizado pelo Sebrae, signatário do Movimento, e que prevê a produção de apostilas que contenham conteúdos de reforço escolar que complementem as matérias aplicadas durante a carga horária normal de ensino nas escolas públicas. O material oferece conteúdos de Português, Matemática (que são as matérias avaliadas para o Ideb) mas vai além: Educação Empreendedora, Educação Financeira e Cooperativismo que também estão disponíveis nos materiais, pretendendo transformar as atitudes dos alunos e despertar características que estão latentes neles, preparando cidadãos mais proativos e qualificados.

O deputado Ismael parabenizou a iniciativa afirmando a alegria em chancelar este compromisso assumido com o diretor Daniel Pereira: “Assumo aqui o compromisso em especial, priorizando os municípios de Novo Horizonte, Nova Brasilândia, São Miguel do Guaporé e Seringueiras, contribuindo com o desenvolvimento do Ideb destes municípios, destinando emenda no valor de R$ 300 mil. Estamos juntos nesse projeto pela educação no estado de Rondônia.”, concluiu.

Em nome do Sebrae e dos alunos que serão beneficiados, Daniel agradeceu o apoio do parlamentar: “Estamos numa grande mobilização para posicionar Rondônia entre os melhores índices de Ideb do país. Agradecemos ao deputado Ismael Crispim pelo apoio e o segundo passo é com os alunos, pois as escolas que alcançarem os melhores índices serão privilegiadas com tais recursos.”, afirmou Daniel.

Além do projeto Educação para o Futuro, Daniel relembrou que o programa do Sebrae de Educação Empreendedora já vem atuando em diversos municípios de Rondônia com a metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (Jepp), em que os professores recebem uma capacitação e aplicam em sala de aula com os alunos, culminando em um evento, realizado pela equipe escolar, chamado Feira do Jovem Empreendedor, com o objetivo do aluno ter mais iniciativas e a pensar de maneira mais empreendedora. Interessante mencionar que o Jepp mobiliza não apenas os professores e alunos, mas motiva os técnicos educacionais e, inclusive, a família dos alunos.

Desta maneira, o Sebrae em Rondônia pretende alcançar sua missão que é criar ambientes mais favoráveis ao empreendedorismo, que numa análise mais profunda, contribuirá sobremaneira para chegar a um desenvolvimento econômico, gerando mais bem-estar, qualidade de vida e cidadania para todos.

Por Dayan Cavalcante Saldanha / Sebrae-RO