Dayan Cavalcante Saldanha

O Peru, um dos países com relação comercial mais importante e estratégico para o brasil, recebeu convite para que um representante participe do Projeto LIDER, desenvolvido na região do Vale do Jamari e do Centro Leste de Rondônia.

Em visita à Embaixada do país vizinho nesta quarta (5), o Diretor Superintendente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia (Sebrae), Daniel Pereira, articulou a participação do Peru no Projeto de desenvolvimento de lideranças que está sendo realizado no estado.

Composta pelo ex-vice governador de Rondônia, Miguel de Souza (que foi cônsul do Peru em Rondônia), o Prefeito de Monte Negro, Evandro Marques e do Analista de Políticas Públicas Desóstenes do Nascimento, a comitiva foi recebida pelo Embaixador, Javier Yépes, que hipotecou apoio à iniciativa do Sebrae em Rondônia, comprometendo-se a enviar um representante do país aos Fóruns de apresentação dos planejamentos estratégicos desenvolvidos pelos dois grupos de líderes no estado, que acontecem em julho.

Para Daniel Pereira, é fundamental estreitar laços com os países vizinhos: “Temos não apenas vínculos culturais, mas sobretudo comerciais pois de um lado temos produtos e de outro um amplo mercado e precisamos aquecer esta relação. O Sebrae tem realizado ações efetivas para conectar nossos pequenos empreendedores com novos mercados e esta será mais uma oportunidade para prospecção de novos negócios”, concluiu.

Projeto LIDER – Liderança para o Desenvolvimento Regional

O Projeto LIDER é uma metodologia desenvolvida pelo Sebrae em que são identificadas lideranças representantes de praticamente todas os atores regionais, capacitados para desenvolver um plano estratégico de desenvolvimento regional, baseado nas vocações de desenvolvimento de cada região. O projeto é composto por oito encontros, culminando, após este momento, em dois fóruns onde os grupos apresentam o planejamento desenvolvido, resultado de estudos aprofundados pelo grupo e podendo ser aplicado a qualquer momento por gestores públicos e demais entes representativos.

Saiba mais sobre a atuação do Sebrae, acessando sebrae.ro ou ligando gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode interagir com o Sebrae pelo WhatsApp, (69) 98130-5656, InstagramFacebookTwitterLinkedIn e YouTube nos canais Sebrae/RO.

Por Dayan Cavalcante Saldanha