O Sétimo Guardião — Foto: TV Globo/Divulgação

Resumo novela “O Sétimo Guardião” 17/05 : o capítulo 161(*) da novela, resumo sexta-feira, 17 de maio, não foi divulgado, mas notícias indicam que Marilda acode o marido. Geando (Caio Blat) chama a ambulância para levar o pai ao hospital e Marilda tenta acalmá-lo: “Não se preocupa, não vou te largar nunca! Pra onde você for, tua esposa vai contigo!”. O prefeito recebe alta e pergunta do dinheiro que a esposa roubou dele.

Marilda explica: “Enquanto você estava no hospital entreguei prum doleiro, ele tratou de tudo… E agora a gente tem conta no exterior, como todo mundo!… Scarlet [Luiza Tomé] me garantiu que o doleiro é seguríssimo! Pra ter uma ideia, o escritório dele fica num posto de gasolina”. Eurico entra em pânico.


Olavo (Tony Ramos) insiste em invadir o casarão com escavadeiras para alcançar o aquífero e Valentina (Lilia Cabral) atira no peito do vilão. Laura (Yanna Lavigne) dá um tiro para acertar Luz (Marina Ruy Barbosa), Gabriel (Bruno Gagliasso) pula na frente da ruiva e morre. Luz se despede do noivo e decide estudar arqueologia bem longe de Serro Azul.

Após sete anos, Valentina doa o Casarão para proteger o tesouro arqueológico encontrado por Feijão (Cauê Campos): “E assim, depois de algum atraso por conta de entraves burocráticos, na presença do prefeito Eurico Júnior [José Loreto], declaro inaugurada a Fundação Gabriel Marsalla, que funcionará neste casarão por mim doado. Sob a direção da arqueóloga Luz Vidal, a fundação vai cuidar da preservação do tesouro arqueológico encontrado lá embaixo”.

Marilda (Letícia Spiller) desconfia: “Foi tudo muito lindo, mas sei que a doação não foi de graça! Você dá o casarão, eles te dão um estoque anual da água. E eu quero minha parte!” Marcos Paulo (Nany People) mostra que está junto com Valentina no negócio: “Ainda bem que eu tinha escondido as fórmulas!”. “Vamos aumentar a produção dos cremes todos”, informará Valentina.


Olavo (Tony Ramos), Sampaio (Marcello Novaes) e vários capangas armados invadem o casarão de Gabriel (Bruno Gagliasso). Máquinas escavadeiras perfuram o jardim para encontrarem a reserva da água milagrosa. Um arqueólogo, chamado por Luz (Marina Ruy Barbosa) para verificar um tesouro encontrado em uma gruta, chama a polícia de Greenville.

Laura (Yanna Lavigne) aparece, toma a arma de um segurança e diz que está ali para se vingar de Luz e Gabriel avisa: “Vai atirar em Luz na frente de todo mundo… Até da polícia? Pensa bem no que tá fazendo”.

A vilã grita: “… ela te enfeitiçou! Se meteu entre nós desde que você veio pra esse fim de mundo. Fez tudo para atrapalhar minha vida! Não descansou enquanto não separou a gente de uma vez por todas… sou… Louca pra acabar contigo! Fica bancando a simpática, a boazinha… Mas não passa de uma fingida”. Laura dispara um tiro na direção de Luz, Gabriel se joga e morre.


Laura (Yanna Lavigne) enlouquece de ódio e dispara um tiro para matar Luz (Marina Ruy Barbosa). Gabriel (Bruno Gagliasso) se joga na frente da amada, é atingido e morre. Luz rompe com Júnior (José Loreto) e se muda para dar continuidade em seus estudos.

Sete anos depois ela volta dirigindo seu carro. Luz pára no pórtico da cidade, vê Leon e diz que ele vive em seu coração. Luz dirige até o casarão, onde uma multidão a espera, e Valentina (Lilia Cabral) discursa: “Na presença do prefeito Eurico Júnior, declaro inaugurada a Fundação Gabriel Marsalla, que funcionará neste casarão por mim doado. Sob a direção da arqueóloga Luz Vidal, a fundação vai cuidar da preservação do tesouro arqueológico encontrado lá embaixo”.

Feijão (Cauê Campos) diz que ela ainda é guardiã da fonte, que voltou a jorrar a água milagrosa. Luz conta que encontrou o livro sagrado: “Gabriel não conseguiu, mas agora você pode ler ele todo”. Em seguida, a jovem toma banho na fonte, como uma criança feliz.

Fonte: https://www.redenoticia.com.br/noticia/2019/resumo-novela-o-setimo-guardiao-17-05-ultimo-capitulo/176256