• Política de Privacidade
  • Contato
quinta-feira, fevereiro 2, 2023
Rondônia Direta
  • Home
  • Notícias
  • Esportes
  • Loterias
  • Novelas
  • Horóscopo
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Rondônia Direta
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

TSE dá 5 dias para Bolsonaro se manifestar sobre postagem contra resultado das eleições

Em perfil oficial, ex-presidente questionou o resultado das eleições

Por rondoniadireta.com
23/01/2023
Em Notícias
TSE
Tribunal deu prazo de cinco dias para Bolsonaro se manifestar sobre postagem – Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O ministro Benedito Gonçalves, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), deu prazo de cinco dias, contados a partir da citação manifestada no despacho publicado em 21 de janeiro, para que o ex-presidente Jair Bolsonaro se manifeste sobre uma postagem na qual questionou o resultado das eleições que elegeram Luiz Inácio Lula da Silva presidente da República.

Corregedor-geral da Justiça Eleitoral, Gonçalves acolheu pedido feito pela Coligação Brasil da Esperança, que teve Lula como cabeça de chapa para as eleições presidenciais.

A petição apresentada pela coligação argumentou que os “atos atentatórios” contra o sistema eleitoral brasileiro tiveram como objetivo “abalar a normalidade e higidez do pleito, para, assim, deslegitimar o sufrágio eleitoral democrático e seguro, incutindo nos eleitores o sentimento de insegurança e descrença no sistema eleitoral e, por consequência, atentando contra a existência do próprio Estado Democrático de Direito”.

Resultado das eleições
A postagem citada – publicada em perfil oficial do ex-presidente dois dias após os atentados contra as sedes dos Três Poderes em Brasília – questionou o resultado das eleições 2022 com dizeres “Lula não foi escolhido pelo povo. Ele foi escolhido e eleito pelo STF e TSE”.

A petição cita, também, a apreensão na residência do ex-ministro da Justiça, Anderson Torres, de uma “minuta de decreto destinada a instaurar Estado de Defesa no Tribunal Superior Eleitoral e alterar o resultado das Eleições Presidenciais de 2022”.

No despacho do TSE, Gonçalves acrescenta que, com relação à minuta, a petição argumentou que “o absurdo ensaiado pelo ex-ministro do investigado Jair Bolsonaro chegaria a: quebrar o sigilo de correspondência e comunicação telemática e telefônica de ministros dessa Corte Especial; restringir o acesso à sede desse e.TSE; e prender alvos por ‘crime contra o Estado”.

“É conveniente, portanto, que a intimação para que os investigados se manifestem a respeito dos fatos ora relatados se faça de modo concomitante com a citação”, complementou o ministro ao determinar o prazo de cinco dias para a manifestação do ex-presidente.

Por Agência Brasil

Leia Também

Arthur Lira
Featured

Arthur Lira é reeleito presidente da Câmara pelos próximos dois anos

02/02/2023
Rodrigo Pacheco
Featured

Rodrigo Pacheco é reeleito presidente do Senado pelos próximos dois anos

01/02/2023
Bolsonaro “desmontou” combate à corrupção, diz Transparência Internacional
Notícias

Bolsonaro “desmontou” combate à corrupção, diz Transparência Internacional

01/02/2023
Lula
Notícias

Presidente Lula retira indicações a cargos no governo feitas por Bolsonaro

31/01/2023
Carnaval - Sesau
Featured

Rondônia alinha estratégias para atender regionais de vigilância em saúde no Carnaval

01/02/2023
Ministério da Educação
Notícias

Ministério da Educação divulga novos prazos de inscrição para o Sisu, Prouni e Fies

30/01/2023

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Política de Privacidade
  • Contato
RONDONIADIRETA.COM

© 2023 | Rondoniadireta.com | Todos os direitos reservados.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Notícias
  • Esportes
  • Loterias
  • Novelas
  • Horóscopo

© 2023 | Rondoniadireta.com | Todos os direitos reservados.