Grêmio x São Paulo -Foto: Rubens Chiri/São Paulo FC

Grêmio e São Paulo duelam pelo jogo de ida das semifinais da Copa do Brasil, nesta quarta-feira, às 21h30 (horário de Brasília), na Arena do Grêmio. Veja onde assistir ao vivo:

Globo, SporTV 2 e Premiere transmitem a partida. A Globo exibe para os seguintes estados: RS, SC, PR, SP, MG (Juiz de Fora, Uberlândia, Ituiutaba, Uberaba e Araxá), RJ, ES, GO, TO, BA, SE, AL, PE, PB, RN, CE, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP e DF. O SporTV 2 e o Premiere exibem para todo o Brasil.

Na Globo, Luis Roberto narra com comentários de Casagrande e Roger Flores. No SporTV 2 e Premiere, a narração será de Gustavo Villani, com Grafite e Ricardinho nos comentários.

Grêmio

O grupo de jogadores do Grêmio concluiu no CT Luiz Carvalho, os treinamentos preparatórios à primeira semifinal da Copa do Brasil, contra o São Paulo. Renato Portaluppi definiu o time e ajustou detalhes táticos para o jogo de amanhã, mas não divulgou a escalação.

Concentrados desde a última noite, os atletas chegaram ao Centro de Treinamentos pouco antes das três horas e deram início às atividades fazendo exercícios de ativação muscular e aquecimento com a preparação física. Em seguida, Renato chamou os onze atletas escolhidos para iniciar o jogo e passou as primeiras orientações para o treino tático. Com a bola rolando, o técnico cobrou bastante as questões relativas a posicionamento e movimentação.

Para fechar o último treino, a comissão técnica propôs treinamentos específicos de bola parada, defensiva e ofensiva e cobranças de penalidades. Finalizada a atividade, o centroavante Diego Souza concedeu entrevista coletiva, disponível abaixo no canal oficial da GrêmioTV, e os jogadores voltaram ao hotel Deville.

Grêmio e São Paulo iniciam a disputa por uma vaga às finais da Copa do Brasil, na Arena. O jogo da volta acontece na próxima semana, dia 30, no Morumbi. Quem classificar decide a competição com o vencedor do duelo entre Palmeiras e América Mineiro.

São Paulo

Líder do Campeonato Brasileiro, o Tricolor retoma a disputa da competição nacional após eliminar Fortaleza e Flamengo nas fases anteriores, enquanto os gaúchos chegam ao confronto desta noite depois de passar por Juventude e Cuiabá.

Para o confronto no Rio Grande do Sul, o time são-paulino vive a expectativa de contar com o atacante Luciano, que se recupera de lesão muscular. O camisa 11 participou de uma parte do treino no CT da Barra Funda e viajou com os companheiros, mas segue como dúvida.

Além da presença do centroavante, a delegação contou com outras duas novidades: pela primeira vez neste processo de transição de gestão, o Presidente eleito da Diretoria do São Paulo Futebol Clube, Julio Casares, e Carlos Belmonte, que estará à frente da gestão do Futebol Profissional, viajaram com o time.

E se quiser largar na frente na decisão e levar alguma vantagem na bagagem para a capital paulista, o Tricolor terá que derrubar um tabu diante dos gremistas: não vence o adversário há nove jogos. Foram cinco empates e quatro derrotas. O último triunfo foi no dia 13/09/15 (2×1), na Arena Grêmio, pelo Brasileiro.

Vale destacar que São Paulo e Grêmio já decidiram dez mata-matas. Em seis, o clube paulista saiu vitorioso. E nos em quatro os gaúchos avançaram. O vencedor no confronto desta semifinal enfrentará América-MG ou Palmeiras na final da Copa do Brasil de 2020.

Grêmio x São Paulo: local, data, horário, arbitragem, escalações

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: 23/12/2020 (domingo)
Horário: 21h30

Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ) e Michael Correia (RJ)
Quarto Árbitro: Grazianni Maciel Rocha (RJ)
Árbitro de Vídeo: Rodrigo Nunes de As (RJ)
Assistentes de Árbitro de Vídeo: Braulio da Silva Machado (SC) e Diogo Carvalho Silva (RJ)
Observador de VAR: Alicio Pena Junior (MG)

Grêmio: Vanderlei; Victor Ferraz, Geromel, Kannemann e Cortez; Darlan, Matheus Henrique e Jean Pyerre; Ferreirinha, Pepê e Diego Souza. Técnico: Renato Gaúcho

São Paulo: Tiago Volpi; Juanfran, Arboleda, Bruno Alves e Reinaldo; Luan, Daniel Alves, Igor Gomes e Gabriel Sara; Luciano (Tchê Tchê) e Brenner. Técnico: Fernando Diniz