FIFA sorteia em abril grupos do torneio de futebol das Olimpíadas

Divulgação/COI

As Seleções Brasileiras Olímpicas masculina e feminina conhecerão seus adversários nos respectivos torneios de futebol dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 no próximo dia 21 de abril. Essa é a data que a FIFA realizará o sorteio oficial que definirá a divisão dos grupos e o consequente caminho dos times até o pódio olímpico. A FIFA vai transmitir o sorteio ao vivo em seu canal na plataforma Youtube a partir das 10h (5h no horário de Brasília) direto de sua sede em Zurich, na Suíça.

A bola vai rolar para os torneios de futebol dos Jogos Olímpicos no Japão entre os dias 21 de julho e 7 de agosto. Serão 16 equipes participantes na modalidade masculina e 12 seleções na competição feminina.

Torneio Masculino:

O Brasil é o atual detentor da medalha de ouro olímpica, conquistada em casa, nos Jogos do Rio, em 2016. Em fevereiro de 2020, a Seleção Brasileira garantiu sua vaga para defender o ouro no Japão após o Torneio Pré-Olímpico realizado na Colômbia. A equipe treinada por André Jardine terminou o torneio invicta e ficou com uma das duas vagas em disputa. A Argentina ficou com a outra.

Além de Brasil e Argentina, classificados na América do Sul, já estão garantidos no torneio de futebol dos Jogos de Tóquio: Japão (país sede), Austrália, Coreia do Sul, Arábia Saudita, Costa do Marfim, Egito, África do Sul, Nova Zelândia, França, Alemanha, Romênia e Espanha. Até o próximo dia 30 de março mais duas seleções completam o bloco. México, EUA, Costa Rica e República Dominicana disputam duas vagas pelo Torneio Pré-Olímpico da Concacaf.

O sorteio do Torneio Masculino será dividido em quatro potes com quatro seleções cada. A escolha das equipes em cada pote será definida por ranking baseado no desempenho esportivo das seleções nos últimos Jogos Olímpicos. O detalhamento e critérios da FIFA podem ser acessados aqui.

Torneio Feminino:

A Seleção Feminina tentará em Tóquio a sua primeira medalha de ouro da história. Sob o comando da treinadora Pia Sundhage, o Brasil se juntará a outras 11 seleções em busca de um lugar na decisão do Torneio de Futebol Feminino dos Jogos de Tóquio, que será realizada no novo Estádio Olímpico da cidade.

Até agora estão classificados o Japão (país sede), Austrália, Zâmbia, Canadá, Estados Unidos, Nova Zelândia, Suécia, Holanda e Grã-Bretanha. Quatro seleções ainda esperam a disputa de uma repescagem por duas vagas: China, Coreia, Camarões e Chile.

Assim como no masculino, o sorteio também será dividido em quatro potes. Porém, serão três seleções em cada um. A disposição dos potes será definida pelo ranking da FIFA de seleções femininas, que será atualizado em 16 de abril de 2021. As duas seleções mais bem pontuadas ficam no pote 1 ao lado do país sede e assim se formam os potes seguintes.

Por Assessoria CBF