Geral

Escola do Legislativo promove palestra Violência Doméstica contra a Mulher

Evento será ministrado pela psicóloga Mariângela Aloise Onofre no próximo dia 14, na sede da Escola

Em alusão ao Dia Internacional do Combate à Violência contra a Mulher, celebrado no dia 25 de novembro, a Escola do Legislativo realizará no próximo dia 14, às 9h, no auditório da instituição, a palestra “Violência Doméstica contra a Mulher”.

O diretor-geral da Escola, Isaque Machado, informa que, para discutir o tema o evento contará com a psicóloga Mariângela Aloise Onofre, que ministrará a palestra.

Mariângela possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia (1993) e mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Rondônia (2009).

Atualmente é psicóloga do Juizado de Violência Doméstica e Familiar de Porto Velho, e instrutora interna da Escola da Magistratura de Rondônia. Atua, ainda, como terapeuta de família e mediadora de conflitos familiares.

Em agosto deste ano a Lei Maria da Penha completou 11 anos. A lei que cria mecanismos para coibir a violência doméstica contra a mulher. Pela primeira vez foram reconhecidas no Brasil as especificidades da violência doméstica.

A pesquisa DataSenado sobre a violência doméstica e familiar contra as mulheres no Brasil, divulgada no mês de junho, revela aumento no número de mulheres que declararam ter sofrido algum tipo de violência doméstica. O percentual passou de 18%, em 2015, para 29%, em 2017.

Houve crescimento também no percentual de mulheres que disseram conhecer alguma mulher que já sofreu violência doméstica ou familiar praticada por um homem. O índice saltou de 56%, em 2015, para 71%, em 2017.

“São dados que indicam a necessidade de ampla efetivação da Lei Maria da Penha, em especial nos seus aspectos preventivos, que indicam caminhos para promover relações sociais e serviços públicos menos discriminatórios e violentos. Por isso, a importância de abordarmos cada vez mais sobre esse assunto”, ressaltou o diretor Isaque Machado.

A Escola do Legislativo está localizada na Rua Afonso Pena, nº 386, Centro de Porto Velho.

Fonte: ALE/RO – DECOM

__

COMENTAR

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close