28/03/2023
  • Política de Privacidade
  • Contato
Rondônia Direta
  • Home
  • Últimas Notícias
  • Rondônia
  • Brasil
  • Esportes
  • Loterias
  • Horóscopo
  • Novelas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Rondônia Direta
Nenhum resultado
Ver todos os resultados

Início » Rodrigo Pacheco é reeleito presidente do Senado pelos próximos dois anos

Rodrigo Pacheco é reeleito presidente do Senado pelos próximos dois anos

Pacheco (PSD-MG) derrotou Rogério Marinho (PL-RN) e Eduardo Girão (Podemos-CE).

Por Redação
8 de fevereiro de 2023
Em Brasil
Rodrigo Pacheco
Senador Rodrigo Pacheco foi eleito por 49 votos a 32 – Foto: Pedro Gontijo/Senado Federal

O senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) foi reeleito, na tarde desta quarta-feira (1º), presidente do Senado pelos próximos dois anos. A eleição ocorreu na segunda reunião preparatória desta quarta-feira, dia que marcou também a posse dos senadores eleitos em outubro de 2022 e o início do ano legislativo na Casa. Pacheco derrotou Rogério Marinho (PL-RN) e Eduardo Girão (Podemos-CE). Esse último chegou a discursar como candidato, mas retirou sua candidatura em seguida para apoiar Marinho.

Pacheco venceu por 49 votos contra 32. Não houve votos em branco. O resultado não trouxe grandes surpresas em relação às estimativas prévias. Pacheco tinha apoio da maioria dos partidos da Casa, inclusive o PT, MDB e seu partido, o PSD, duas das maiores bancadas. Do outro lado, Marinho tinha apoio do PL. Há cerca de uma semana, esperava-se uma vitória do senador do PSD por 55 votos, uma margem bem maior do que a obtida. Marinho contava com “traições” para virar o jogo. As traições, senadores que contrariam a orientação de apoio do seu partido, ocorreram, mas não foram suficientes.

Em seu pronunciamento após a recondução ao cargo, Pacheco condenou o que chamou de “polarização tóxica” vigente no Brasil. Atribuiu a ela os atos terroristas na Esplanada dos Ministérios em 8 de janeiro e afirmou que tais acontecimentos “não podem e não vão se repetir”.

“Os brasileiros precisam voltar a divergir civilizadamente, precisam reconhecer com absoluta sobriedade quando derrotados e precisam respeitar a autoridade das instituições públicas. Só há ordem se assim o fizerem. Só há patriotismo se assim o fizerem. Só há humanidade se assim o fizerem”, disse presidente reeleito. Em seguida, Pacheco atribuiu à classe política a responsabilidade de combater práticas antidemocráticas.

“O discurso de ódio, o discurso mentiroso, o discurso golpista deve ser desestimulado, desmentido e combatido. Lideranças políticas que possuem compromisso com o Brasil sabem disso. Lideranças políticas que possuem compromisso com o futuro do Brasil não podem se omitir nesse momento”, disse. “E o recado que o Senado Federal dá ao Brasil agora é que manteremos a defesa intransigente da democracia”.

Discursos de campanha
Girão, em seu discurso como candidato, afirmou que o Senado está “desmoralizado” e atribuiu isso à “sobreposição de um Poder sobre o outro”. O senador do Podemos é conhecido por criticar constantemente ministros do Supremo Tribunal Federal e pedir a abertura de processo de impeachment contra alguns deles. Ao final do seu discurso, anunciou a retirada da candidatura e o apoio a Rogério Marinho.

Já Pacheco destacou a aprovação de vários projetos em defesa das mulheres e também no combate ao racismo durante seu mandato. Também lembrou a criação da liderança da oposição e a aprovação de projetos de interesse social urgente, como a aprovação do aumento do Auxílio Brasil e a redução do preço dos combustíveis. Citou também o arquivamento de Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI) prejudiciais ao governo da época e que “contaminariam o processo eleitoral”. “É preciso ter coragem para ser presidente do Senado e enfrentar os desafios que isso representa”.

Marinho foi o último a discursar. Estreante na Casa e ligado ao bolsonarismo, Marinho se opôs aos atos terroristas de 8 de janeiro em Brasília, mesmo não citando diretamente o episódio. Afirmou a necessidade de combater “o radicalismo e a barbárie” praticado “por quaisquer dos espectros ideológicos do campo político, tanto da direita quanto da esquerda”. Ele afirmou que o Senado precisa atuar para pacificar o país e indicou que há desequilíbrio entre os Poderes, fazendo coro ao discurso de Girão. Também referiu-se a uma crise de credibilidade da Casa com a sociedade, e disse ser seu compromisso a reconexão do Senado com o país.

Apuração dos votos
A reunião foi conduzida pelo vice-presidente do Senado, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), uma vez que o presidente da Casa era um dos candidatos. Após discursos dos três candidatos, Pacheco, Marinho e Girão, os senadores foram chamados, um a um, para depositar seus votos na urna localizada na mesa de onde são conduzidos os trabalhos. Os senadores foram chamados por ordem de antiguidade de seus estados. Assim, os primeiros a votarem foram os senadores da Bahia e os últimos de Roraima.

Para vencer, era necessário conquistar 41 votos, mas os senadores também estavam de olho no tamanho da vitória. Uma margem maior de votos significa mais apoio dentro da Casa e, consequentemente, mais facilidade na negociação de pautas de interesse do presidente do Senado e de seus aliados.

Por Agência Brasil

Discussion about this post

Últimas notícias

Deputado Marcelo Cruz quer parceria entre deputados e Poder Executivo para regularização fundiária em Rondônia

28 de março de 2023

Resumo da novela Travessia: capítulo de quarta-feira (29/03)

28 de março de 2023

Horóscopo do dia (29/03): previsão para todos os signos

28 de março de 2023

Resumo da novela Travessia: capítulo de terça-feira (28/03)

27 de março de 2023

Resultado Lotofácil 2773: números são sorteados em 27/03

27 de março de 2023

Botafogo x Portuguesa: onde assistir ao jogo ao vivo online

27 de março de 2023

Horóscopo do dia (28/03): previsão para todos os signos

27 de março de 2023
Facebook Twitter Instagram

Postagens recentes

Resumo de Travessia: veja os capítulos de 20 de março a 1º abril de 2023

Internacional x Caxias: onde assistir ao vivo online, horário e escalações

Marrocos x Brasil ao vivo: assistir ao vivo online e TV jogo amistoso

Grêmio x Ypiranga: onde assistir ao vivo online pelo Campeonato Gaúcho

Fortaleza x Ferroviário ao vivo: onde assistir ao jogo pela Copa do Nordeste

Postagens destaques

Resumo de Travessia: veja os capítulos de 20 de março a 1º abril de 2023

Lotofacil 2639: resultado de hoje, sábado (15/10)

Programação de lutas do UFC – Calendário 2022

Republicanos realizará sua convenção em Porto Velho

Resultado Loteria Federal 5707 – 15/10/2022

RONDONIADIRETA.COM

O Rondônia Direta é um portal de notícias sediado em Porto Velho, Rondônia.

Páginas

  • Contato
  • Política de Privacidade

© 2023 | Rondoniadireta.com | Todos os direitos reservados.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Últimas Notícias
  • Rondônia
  • Brasil
  • Esportes
  • Loterias
  • Horóscopo
  • Novelas

© 2023 | Rondoniadireta.com | Todos os direitos reservados.