Seleção Brasileira Feminina é convocada para os Jogos Olímpicos de Tóquio

Sam Robles/CBF

A técnica Pia Sundhage anunciou, nesta sexta-feira (18) as dezoito atletas e quatro suplentes convocadas para representar a Seleção Brasileira Feminina nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Dona de duas medalhas de ouro e uma de prata como técnica, Pia terá a missão de comandar o Brasil em busca do ouro inédito. Esta será a primeira competição oficial dela liderando a Canarinho.

Em um ano e onze meses, Pia Sundhage comandou a Seleção Feminina em dezoito jogos, somando onze vitórias, cinco empates e três derrotas. Também teve a oportunidade de contar com o grupo para períodos de treino em quatro oportunidades. Ao todo, foram 12 convocações anunciadas pela treinadora, somando o total de 73 atletas convocadas, sendo 10 goleiras, 23 defensoras, 21 meias e 19 atacantes.

Entre as convocadas, sete disputarão os Jogos Olímpicos pela primeira vez, são elas: a goleira Letícia, a defensora Jucinara, as meias Julia Bianchi, Adriana, Duda, e as atacantes Geyse e Ludmila. Outra marca importante está presente nesta lista olímpica, a meia Formiga fará história mais uma vez a ser convocada para a sua sétima olimpíada. Desde que o futebol feminino foi inserido no programa olímpico, em Atlanta 1996, a volante fez parte de todas as edições.

A estreia do Brasil nos Jogos Olímpicos será no dia 21 de julho diante da China, em Miyagi. Na sequência, a Seleção Feminina encara a Holanda, no dia 24 de julho, também em Miyagi, e fecha a fase de grupos contra a Zâmbia, em Saitama, no dia 27 de julho.

Confira a lista de convocadas:

Goleiras:

Bárbara – Avaí/Kindermann
Letícia – Benfica (Portugal)

Defensoras:

Rafaelle – Palmeiras
Bruna Benites – Internacional
Erika – Corinthians
Poliana – Corinthians
Tamires – Corinthians
Jucinara – Levante UD (Espanha)

Meio-campistas:

Formiga – São Paulo
Julia Bianchi – Palmeiras
Andressinha – Corinthians
Duda – São Paulo
Adriana – Corinthians
Marta – Orlando Pride (Estados Unidos)
Debinha – North Carolina Courage (Estados Unidos)

Atacantes:

Bia Zaneratto – Palmeiras
Geyse – Madrid CFF (Espanha)
Ludmila – Atlético de Madrid (Espanha)

Suplentes:

Aline Reis – UD Granadilla Tenerife (Espanha)
Letícia Santos – Eintracht Frankfurt (Alemanha)
Andressa Alves – Roma (Itália)
Giovana – Barcelona (Espanha)

Por CBF