Comdecom

Para atender a população com sintomas moderados de coronavírus, a prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), criou o Centro de Atendimento para casos suspeitos de Covid-19. A unidade está em funcionamento desde o final de março no Centro de Especialidades Médicas (CEM) e atende, prioritariamente, pacientes encaminhados pelo call center, através do telefone 0800 647 5225.

Segundo a secretária adjunta da Semusa, Marilene Penati, “o Centro de Atendimento ao Coronavírus recebe pessoas que passaram antes pera triagem na teleconsulta, desde que não tenha indicativo de gravidade. É muito importante que a teleconsulta seja o primeiro atendimento ao cidadão, pois essa é uma forma de proteger a saúde da população evitando exposições desnecessárias”.

A gerente do CEM, Iranilda Cabral, conta que todos os dias recebe muitos pacientes procurando atendimento espontâneo, sem ter o encaminhamento do Call Center. “Este não é o fluxo de atendimento previsto no plano de contingência. Recomendamos à população que antes de procurar as unidades de saúde, ligue antes no Call Center para o primeiro apoio médico”.

O Centro de Atendimento para casos suspeitos do novo coronavírus funciona 24 horas, com uma equipe multiprofissional formada por médicos, enfermeiros e demais profissionais capacitados para prestar apoio e acolhimento adequado à população.

No mês de abril, a unidade prestou 1.097 atendimentos para pessoas com suspeitas de Covid-19. Enquanto isso, o call center realizou, de 31 de março a 5 de maio, 4.786 atendimentos, sendo 1.179 pacientes encaminhados ao CEM, 567 encaminhados para UPAs ou Pronto Atendimentos, 119 encaminhados às Unidades Básicas de Saúde e outras 2.921 orientações gerais à população.

O Centro de Especialidades Médicas (CEM) está localizado na Avenida Sete de Setembro (esquina com Av. Rio Madeira) nº 2010.

Por Comdecom